Como tirar ou renovar seu passaporte

como tirar o passaporte

O ano está começando e com ele nada melhor que começar também a planejar a sua próxima viagem internacional. E se for para Orlando, melhor ainda, não?

O primeiro passo para iniciar o planejamento é tirar ou renovar o seu passaporte Brasileiro e vou descrever todas as informações necessárias para esse processo.

O passaporte é o documento oficial que nos identifica nas viagens à outros países e onde serão registrados as autorizações de entradas e saídas de cada país, além dos vistos necessários dos países a serem visitados, como por exemplo, o visto americano de turismo, que usamos para viajar à Orlando.

O passaporte Brasileiro é emitido no Brasil pela Polícia Federal e tem validade de 10 anos para os maiores de 18.

Como tirar ou renovar seu passaporte:

1-) Preencha o formulário de Nova solicitação.

Acesse o site da Polícia Federal para dar início ao preenchimento do formulário que será o mesmo tanto para solicitações de primeiro passaporte, quanto para renovações.

Será necessário preencher dados pessoais como nome, endereço, data de nascimento e documentos como RG e CPF, entre outras informações básicas.

Se estiver viajando com vários membros da família, deverá ser preenchido um formulário para cada pessoa, incluindo os menores de idade.

2- ) Realize o pagamento da taxa

Ao enviar e finalizar o formulário, será gerado um protocolo ( guia GRU ) com o boleto para pagamento da taxa de passaporte, atualmente no valor de R$ 257,25.

Somente após sua compensação bancária, que fica entre 24 e 72hrs é que será possível seguir para a próxima etapa de agendamento. Caso necessário, é possível gerar novo boleto a qualquer momento, informando os dados gerados no protocolo.

O boleto pode ser pago em qualquer banco e agência lotérica.

Passaporte emergencial têm valores diferenciados.

3-) Agendamento

Após o prazo de compensação do boleto ( 24 a 72hrs ), entre novamente no site da Polícia Federal, para realizar o agendamento para entrega dos documentos.

O solicitante deve escolher uma entre os postos de atendimento disponíveis, lembrando que deverá a ela retornar para buscar o passaporte pronto, dentro do prazo máximo de 90 dias. Após esse prazo, o passaporte é cancelado, e um novo processo deve ser refeito, inclusive com o pagamento de nova taxa.

É possível consultar, cancelar e alterar o agendamento a qualquer momento, assim como emitir uma nova guia de pagamento, se necessário.

4- ) Comparecimento ao posto de atendimento

No dia, local, data e hora agendado, o solicitante deverá comparecer presencialmente com todos os documentos originais solicitados. É necessário inclusive a presença dos menores de idade, se estiverem tirando o documento também.

Durante o atendimento serão coletadas as impressões digitais e uma fotografia facial digital.

Após o atendimento, o prazo de entrega será informado pelo posto de atendimento, sendo geralmente de 6 dias úteis.

Menores de 16 anos devem estar obrigatoriamente acompanhados dos pais ou responsáveis legais e terão a autorização de embarque dos pais descrita no passaporte, como por exemplo, se poderão viajar com apenas um dos pais, responsáveis ou até mesmo sozinhos. Essa autorização é assinada por ambos os pais na frente do oficial, quando da emissão do passaporte do menor. Na impossibilidade de presença dos pais e/ou responsáveis, deverá ser apresentado autorização judicial ou procuração.

A lista de documentos inclui RG e CPF originais, certidão de nascimento para menores de 12 anos ,quando não tiverem RG e CPF, passaporte anterior, quando tiver, certidão de casamento ou divórcio para quem alterou o nome, autorização de embarque para o menor, documentos de situação militar para os homens de 19 a 45 anos, comprovante de regularidade eleitoral para as pessoas entre 18 a 70 anos, fotografia 5×7 para os menores de 5 anos.

Toda a documentação e demais detalhes podem ser conferidos no site do Governo Federal, clicando aqui.

5-) Receber o passaporte

Quando o documento estiver pronto, um email é enviado para o solicitando informando sobre a retirada. Caso não receba, considere o prazo informado pelo agente que o atendeu no dia do agendamento.

O passaporte é entregue somente ao titular, no mesmo posto de atendimento em que foi solicitado. Menores de 12 anos não precisam estar presentes para retirada do passaporte, pois este poderá ser entregue ao responsável legal.

Lembre-se de levar o protocolo recebido para a retirada do documento e um documento com foto original.

6-) Validade

A validade do passaporte comum é de 10 anos para os maiores de 18 anos.

Para os menores de 18 anos, a validade é menor, sendo:

0 a 1 ano de idade incompleto : validade de 1 ano
1 a 2 anos de idade incompletos: Validade de 2 anos
2 a 3 anos de idade incompletos: Validade de 3 anos
3 a 4 anos de idade incompletos: Validade de 4 anos
4 a 18 anos de idade incompletos: Validade de 5 anos

Bom lembrar ainda que todos os postos de atendimento estão operando normalmente neste momento, com todos os cuidados de saúde necessários como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento social, entre outros.

As informações aqui mencionadas podem ser alteradas a qualquer momento pelos Orgãos responsáveis. Por isso, nunca deixe de consultar os sites do Governo e Polícia Federal.


Leia também:

Quanto custa uma viagem para a Disney?

5 Coisas para não deixar de fazer em sua viagem à Orlando

Conheça os parques de Orlando


Vai Viajar?

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem Ele é altamente recomendado, em viagens para os EUA, pois os custos de saúde são altíssimos por lá. Um pequeno problema pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Lembrando ainda, que o seguro é obrigatório para entrada em alguns países. Nunca viaje sem um. Faça agora mesmo uma cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12 x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto.
Nossos leitores ganham ainda, um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VFORLANDO5

Procurando ingressos com os melhores preços?  Temos disponível, ingressos para todos os parques e atrações de Orlando, com muitos presentes e descontos pra quem comprar conosco. Além disso, os preços são ótimos, o pagamento é em reais (sem IOF) e pode ser parcelado em até 12x. Desconto para pagamento à vista, também se aplicam. Clique aqui, para fazer uma cotação de ingressos.

Vai alugar carro? Orlando é uma cidade muito mais prática, quando se aluga um carro. Economize ainda mais, e alugue o seu carro na RentCars. A cobrança será feita em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Quer sair do Brasil com um chip de telefone internacional para usar nos EUA ou outros países? A Viaje conectado, tem os melhores preços e facilidades do mercado, para você.

Passagens aéreas mais barata que as ofertadas pelas próprias companhias? Utilize o melhor comparador de passagens do Brasil e garanta uma super economia em sua viagem. Clique aqui para consultar.

Quer economizar no Hotel ou locação de apartamentos e casa? As melhores tarifas podem ser encontradas no nosso parceiro Booking.com.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s